TU COMUNIDAD DE CUENTOS EN INTERNET
Noticias Foro Mesa Azul

Inicio / Cuenteros Locales / hibrida / DOSSIÊ - OITAVA PARTE

[C:487006]

O SERELEPE ESTÁ LENDO!

Passo a passo o subjetivo mescla-se à matéria fundido o pequeno ao grande.

Conquanto à largas passadas o mundo, descortina-se, e o extraordinário se revela a olhos ávidos, sem espantos, porém, a se arregalar ante o exame da própria capacidade de desvendar.

Enquanto um serelepe sapeca de cabelos encaracolados feito cabelo de anjo, tal como o tempo no tempo também se faz, cada dia mais, lhe alimentam as tantas coisas que lhe vão robustecendo a curiosidade e lhe formando o caráter. E eis que as letras lhe são servidas de pouco a pouco, entretanto o festim lhe enche os olhos e lhe aguça a vontade fazendo-o, querer mais.

Titubeante e algo acanhado o pequeno sai atropelando com sua língua, de tono infantil, as letras, enquanto palavras silabadas por entre os dentes lhe soltam da boca e os lábios vez por outra no exercício do soletrar fazem o Serelepe babar.

Não obstante, ressabiada com os poderes do método da insistência e regramento da disciplina a ignorância vai baixando guarda e envolvendo-se com a curiosidade, promotora do saber – Assim o que estava escuro vai se volvendo a cada momento mais claro pelos os raios do conhecimento, tornando muito próximo o estranho - Precipita-se a admiração, indo ao encontro, fazendo apareser as interrogações, estabelecendo dentro da rotina, um mundo novo, nele um pequeno sapeca que agora ler.

Prosaica a vida se torna nestes instantes, e em sua originalidade o Serelepe lendo de carreirinha – Se encantado com o fantástico mudo dos quadrinhos, reconhecendo seus heróis, e de quando em quando um rizinho maroto e maravilhado a se fazer ouvir por detrás de um gibi.

Agora de mi para ti, meu pequeno Leitor – deixo aqui agregadas às já notórias vantagens da leitura, algumas mais:
Ler, Pequenino,
Leva não somente a um conhecimento teórico, mas traduz-se em uma rotina ampla e expressa, relevando o melhor daquele que com a leitura se afina;
Reserva em si medida certa à introspecção, não obstante favorece ao leitor condições para também incluir os que estão à margem;
Abre caminhos ao pensamento individualizando o raciocínio no estabelecimento de conceitos, ao tempo que corrobora definições, por conseguinte, transforma o que está ao redor – favorecendo o progresso individual e o coletivo.

Parabéns Serelepe e bem-vindo ao mundo inusitado das letras - onde as silabas funcionam como ingrediente principal de uma deliciosa receita, ao serem misturadas formam as palavras e essas habilitam o leitor à condição de letrado, e tal qual passaporte permitem-lhe trafegar pelas variantes do tempo.

Em suma o salutar hábito da leitura define-se como chave mestra das portas do conhecimento – Criando oportunidades àquele que ler de ir além, vez que nas entrelinhas de cada texto a realidade se transforma e os sonhos se concretizam!

Texto agregado el 06-10-2011, y leído por 144 visitantes. (0 votos)


Para escribir comentarios debes ingresar a la Comunidad: Login


[ Privacidad | Términos y Condiciones | Reglamento | Contacto | Equipo | Preguntas Frecuentes | Haz tu aporte! ]